jusbrasil.com.br
8 de Dezembro de 2021

Peguei a carteira da OAB e agora?

#respondendovoces

Sua Primeira Ação, Advogado
Publicado por Sua Primeira Ação
há 6 meses

Na semana passada abri uma caixa de perguntas em nosso Instagram e recebi essa dúvida:

“Peguei minha OAB no começo do ano, mas ainda não consegui nenhum cliente, alguma dica?”

Essa com toda certeza é a maior dúvida de todos os advogados iniciantes, isso acontece porque a faculdade nos ensina sobre o direito, mas não ensina como captar clientes.

Então na dica de hoje vou mostrar algumas estratégias para você captar os seus primeiros clientes.

Quem são seus primeiros clientes?

Felizmente, ou infelizmente, a maioria de seus primeiros clientes serão seus familiares e amigos, ou serão indicados por eles, então você precisa aproveitar essa informação da melhor forma possível.

a) Como transformar essas pessoas em clientes ou conseguir indicações?

Você precisa garantir que todos seus familiares, amigos e conhecidos saibam que você é advogado e para isso você precisa manter essas pessoas informadas sobre assuntos da sua área de atuação, isso fará essas pessoas lembrarem de você sempre que tiverem um problema na sua área.

Outra forma é postar dicas da sua área em suas redes sociais e pedir para os familiares e amigos mais próximos curtirem, repostarem ou compartilharem o seu conteúdo, pode parecer chato, mas ajuda bastante, a maioria dos meus primeiros clientes foram conquistados assim.

b) Dica complementar

Quando falo que seus primeiros clientes serão seus amigos e familiares, muitos advogados acreditam que não devem cobrar os honorários dessas pessoas, mas tenha cuidado.

O pior erro de todo advogado iniciante é não cobrar de amigos e familiares, pois quando você não cobra, além de não passar credibilidade em seu trabalho, esses serão os clientes que mais vão te dar trabalho, uma vez que eles possuem intimidade com você e essa abertura dará espaço para cobranças excessivas, então é importante que esse trabalho todo seja remunerado.

O que você pode fazer é dar opções diferenciadas de parcelamento ou descontos no valor final, mas nunca deixe de cobrar, pois caso não cobre, você se arrependerá.

Como captar clientes externos (sem ser amigos e familiares)

A melhor forma para se captar clientes é pela internet, já se foi o tempo em que você precisava apenas ter um escritório com uma placa na porta para conquistar clientes, hoje em dia você precisa estar presente na internet para se manter na advocacia.

Já fiz diversos artigos aqui onde falo da importância de o advogado estar presente na internet e sobre como essa é a forma mais fácil e efetiva para se captar clientes na internet.

a) Como começar a produzir conteúdo para captação?

Hoje em dia a grande maioria da população está nas redes sociais e isso é uma grande oportunidade para você captar novos clientes.

Porém se você analisar os perfis da maioria dos advogados que querem captar clientes nas redes sociais, eles acabam atraindo outros advogados e estudantes de direito em suas postagens, tudo isso pois utilizam estratégias erradas.

Por isso é muito importante que você aprenda a captar clientes nas redes sociais da maneira correta.

Primeiramente você precisa ter em mente qual é o cliente que você quer alcançar, se são pessoas mais humildes e/ou menos instruídas, de classe mais elevada e/ou com maior grau de instrução.

Pode parecer estranho fazer essa divisão e até um pouco preconceituoso, mas na verdade é o inverso, pois com ela você consegue promover uma igualdade material (tratar os desiguais na medida de sua desigualdade), pois dependendo do seu cliente o seu conteúdo deve ser adaptado. para que assim você consiga atingir o público certo.

Por exemplo, se você atua na área de família, e deseja captar clientes para ação de pensão alimentícia, você deve postar conteúdos com linguagem acessível, pois a grande maioria das pessoas dessa área são pessoas de baixa renda e com pouca instrução acadêmica, então se você fizer postagens com muitos termos técnicos você acabará afastando os possíveis clientes.

Lembrando que hoje em dia a tendência do direito é a simplicidade, ou seja, a acessibilidade do conteúdo, então se você produzir um conteúdo acessível você atingirá tanto o cliente mais simples como o cliente mais instruído.

Tem alguma dúvida sobre a advocacia? Deixe aqui nos comentários e siga nosso Instagram (@suaprimeiraacao), toda semana respondo dúvidas dos seguidores.

..

Então essas foram as dicas de hoje, espero ter ajudado um pouquinho vocês nessa jornada para o sucesso profissional, até a próxima.

Quer aprender a captar os primeiros clientes na advocacia? baixe o guia gratuito: https://bit.ly/ebook-gratuito-advocacia

Siga nosso perfil aqui no JusBrasil para ser notificado das próximas postagens.

Siga nosso perfil no Instagram: @suaprimeiraacao

Entre em nosso canal do Telegram, lá compartilhamos dicas extras para a sua advocacia.

1 Comentário

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Muito bom o texto. continuar lendo